Relevo
A Holanda divide-se em duas regiões:a sul e leste de relevo ondulante e com uma altitude máxima de 321 metros, e a restante área do país,predominantemente plana, inclusive, cerca de 20% das terras estão abaixo do nível do mar.
Estas terras, designadas por pólderes, foram conquistadas ao mar através da drenagem e da construção de diques.
Hidrografia
RIO RENO: Logo após penetrar na Holanda, reparte-se entre o Waal e o Baixo Reno, que mais adiante se denomina Lek. Em Arnhem, recebe o rio Ijssel, que corre na direção do Zuider Zee. Um terceiro grande rio, o Mosa, corre inicialmente para o Norte, volta-se depois para o Oeste e desemboca no Sul do Waal. Um dos meios mais simples de controlar e aproveitar a água é construir um dique.
DIQUE: Construção sólida de uma parede (terra, pedra, concreto, aço ou madeira) para represar água corrente. EX: Uma barragem para usina hidrelétrica é um dique. São construídos com camadas alternadas de pedras soltas, barro e certo tipo de arbustos, permitindo assim, um certo grau de elasticidade, suportando melhor o embate das ondas bravias do Mar do Norte.
PÔLDER: Área baixa tomada do mar ou de um lago por meios artificiais e mantida seca através do bombeamento. Os pôlderes, áreas drenadas situadas abaixo do nível do mar, constituem hoje, aproximadamente 40% da área do país
Vegetação:
Esse clima está associado a florestas temperadas ou de folhas caducas, cujas árvores perdem suas folhas no inverno. São árvores típicas da região: carvalhos, bétulas, faias, freixos, olmos e plantas frutíferas (maçã, pêra, uva, etc).de de Nanchang, na China.Quase metade do território holandês é formado de planícies que estão localizadas abaixo do nível do oceano, o que torna a sua faixa litorânea sujeita às invasões do mar. Para conter as águas e expandir seu espaço econômico, os holandeses vêm construindo um complexo de diques e barragens, bem como estações de bombeamento (moinhos) que mantêm a terra seca. Os espaços conquistados, chamados de pôlderes, são utilizados principalmente na agropecuária, atividade central da economia holandesa. Muitas terras foram conquistadas ao mar e transformadas em áreas agriculturáveis, onde se cultivam batata, cereais, beterraba açucareira, legumes, frutas e flores, em fazendas altamente mecanizadas que usam tecnologia agrícola moderna e avançada, exportando para o mundo inteiro flores, frutas e hortaliças..